COM FÉ, EM FRENTE! SANTO ANTÔNIO VAI COM A GENTE - PALMEIRA DAS MISSÕES
“Com Santo Antônio e os Oblatos, somos peregrinos de esperança”

12/05/2025 às 13:21h

Estamos nos aproximando do mês de junho, e com ele a festa do nosso Padroeiro Santo Antônio, e a Paróquia de Palmeira das Missões está preparando os festejos com muita devoção e fé no intercessor do povo. A Trezena inicia em 01/06 e encerra no dia 13/06. Tem como tema: “Com Santo Antônio e os Oblatos, somos peregrinos de esperança”. Existem muitos motivos para celebrar os 13 dias, as graças alcançadas, as orações atendidas, os pedidos a serem feitos, o amor misericordioso de Jesus, a fé que sustenta o povo que caminha, a esperança que não decepciona. 4c5q6g

Segundo o Pároco padre Nildo Moura de Melo, estamos em pleno Jubileu da Esperança, celebrando 2025 anos do nascimento de Jesus. Este nascimento, que se dá no mistério da encarnação do Senhor, foi sempre um tema muito querido de Santo Antônio. Dizia nosso padroeiro: "Deus se fez homem para que o homem se tornasse Deus". Ou seja, ele entendia que o nascimento do Salvador elevou a humanidade à graça de ser mais como Deus é, uma vez que Deus se tornou um de nós. Santo Antônio também falou da esperança, tema deste Jubileu: "Espere em Deus, que Ele não abandona os seus", dizia o Santo. Sim, nossa esperança é Jesus e com ele somos “Peregrinos de Esperança” porque “a esperança não engana” (Rm 5, 5), a esperança é o próprio Jesus, nascido pobrezinho da Virgem Maria há 2025 anos em Belém da Judéia.

A Paróquia vai celebrar também, os 150 anos da fundação da Congregação dos Oblatos de São Francisco de Sales, acontecida em 12 de outubro de 1875 em Troyes, na França, tendo como fundador o Beato Padre Luís Brisson (1817-1908), como inspiradora a Madre Maria de Sales Chappuis (1793-1875), também chamada de Boa Madre e falecida igualmente há 150 anos. Além disso, vai celebrar os noventa anos da chegada dos Oblatos na paróquia Santo Antônio (08 de dezembro de 1935). Os Oblatos são os padres e religiosos que trabalham na comunidade. São uma família religiosa presente em muitos lugares e países, com o carisma e a missão de viver Jesus no meio do mundo, do jeito de São Francisco de Sales, o santo do amor e da mansidão.

Nossa sesquicentenária matriz Santo Antônio foi escolhida pela diocese como igreja jubilar, que quer dizer, um local de peregrinação neste Ano Santo. Isto torna nossa Trezena ainda mais especial, pois é na matriz que celebramos esses treze dias de fé, de esperança e devoção. O tema da Trezena será: “Com Santo Antônio e os Oblatos, somos peregrinos de esperança”. Assim, estes treze dias serão de renovação da nossa esperança, um caminho de fé e devoção, no qual cresceremos como comunidade cristã e como batizados, devotos de Santo de Antônio. Avante, Peregrinos de Esperança!

Em cada missa da Trezena (duas por dia) haverá a celebração de vários jubileus, que são festas sagradas de diversos seguimentos da sociedade e da própria Igreja. Teremos o testemunho de graças recebidas, o sorteio do Pão de Santo Antônio, as bandeirinhas do padroeiro e os pãezinhos abençoados; o cordão Trezenário, o desenho das crianças, as fitinhas e as medalhinhas de Santo Antônio, as velas e o Ato de Devoção. O salão paroquial estará aberto a partir das 16h. À noite teremos o nosso tradicional bingo. Nos dois horários serviremos pastel, cachorro quente, pipoca, pinhão, doces e tortas, quentão... No dia 12, assados de porco e frango (10h) e no dia 13, churrasco, saladas, tortas e cucas (11h).

Fonte: Cleusa Medianeira da Cruz Bueno – PASCOM